terça-feira, abril 03, 2007

Milagres na Blogosfera.

É. Eles acontecem!

Outro dia, pensando estar retribuindo algumas visitas, invadi o espaço de alguns blogs, cujas simpáticas e simpáticos proprietários retribuiram-me, porque fui eu quem de fato, primeiro os visitou.

Um desses blogs foi o da Luz de Luma, de quem já me tornei instantâneo admirador.

Retornando por lá, para bisbilhotar um pouquinho, a encontrei fazendo um sentido tributo a Aldemir Silva, no que foi acompanhada por reverentes admiradores. Muito pungente. O blogueiro homenageado havia recém-falecido.

Por não tê-lo conhecido, preferi não me manifestar, pois achei que não soaria verdadeiro. Todavia, é inegável que ele era muito bem quisto por todos. Como havia link para seu perfil no Orkut, curioso, também lá fui eu, conferir. Observei que ao partir para "a outra dimensão", o Aldemir deixou muita gente triste por aqui, e parece que fará muita falta. Também tornei-me seu fã post mortem, depois de constatar seu desprendimento num único post que tive tempo de ler, que, como homenagem, transcrevo a seguir. Não deixem de ler:

«Recebi o convite do Bruno Alves para participar do meme iniciado pelo Bruno Dulceti, cujo tema é: Como você, Blogueiro, trata seus visitantes?. Na verdade essa mesma bola já havia sido levantada pelo Neto Cury de quem discordei quase completamente.

Todo blogueiro adora receber comentários, esse é o melhor feedback e a principal ferramenta de interatividade dos blogs. O espaço reservado aos comentários foi o que diferenciou definitivamente estes dos simples sites pessoais (eu tive uns três hospedados no Tripod e feitos no Front Page, todos extremamente toscos)

A meu ver todo comentário deve ser valorizado, dos deselegantes, irrelevantes aos mais complexos e elaborados. Mesmo que não sejam perguntas. Para mim existem três maneiras básicas e eficientes de responder aos comentários, eu faço uso de todas. Vamos a elas:

1. Por email: A resposta privada por email é suficiente nos casos em que o comentário não acrescenta em nada à discussão. Geralmente os comentários com elogios ao artigo, ou assuntos não relacionados ao tema em questão. Comentários depreciando agressivamente o seu trabalho ou com xingamentos devem ser moderados ou sumariamente deletados.

2. Pelo formulário do próprio blog: Esse tipo de resposta é a mais importante e sempre deve ser acompanhada por um email ao comentarista, pra que o mesmo possa retornar e continuar o debate. Geralmente esses são os comentários mais valorozos e possivelmente os autores poderão se tornar leitores fiéis. Esses são os que geralmente assinam o "subscribe to comments". Por isso esse plugin é tão importante, eu não assino mas existem muitos que sim.

3. Por comentário no blog do comentador: Essa é uma maneira indireta de responder aos comentários, porém bastante eficiente. Se alguém comentou em seu blog certamente ficará feliz se você comentar no blog dele também. Não falo dos comentários do tipo: "Obrigado por visitar meu blog", mas sim de comentários pertinentes ao tema do artigo em questão. Certamente essa pessoa voltará pra futuros feedbacks, sejam comentários ou trackbacks e ambos saem lucrando. Conheci inúmeros blogs dessa forma. Blogs bons ou ruins lá estava um comentário meu.

Se o comentador não possui blog recorre-se as soluções anteriores. Ainda há os casos em que responder a todos os comentários se torna impossível devido a quantidade ser muito grande. Sem falar nos comentários dos pedidos cretinos, que uma simples busca no Google resolve.

Ultimamente tenho sido bombardeado com perguntas por email, respondo apenas quando possível, prefiro que as mesmas sejam pelos comentários do blogs. Mas isso é culpa minha em deixar disponível meus contatos.

Se vocês leitores tiverem alguma sugestão de como melhorar nossa comunicação sou todo ouvidos(!?).

Para dar continuidade ao meme eu convido mais cinco amigos: Cobalto, do Efeito Cobalto; Sérgio Issamu, Issamu; Lucas Castro, do about:blank; Leandro Alonso, do LeanDrow e J. Noronha, do Fim da Várzea. Vale lembrar que isso é apenas um convite.

PS: Discordo categorigamente do Sérgio Lima, memes não são spam. Não há a necessidade de enviar emails nem trackbacks e a participação não é obrigatória. Não participar não vai manchar a imagem de ninguém. Só espero que não brotem memes a todo instante, isso não é bom.

PS2: Já está perceptível que o número de postagens aqui no blog reduziram drasticamente. Infelimente, meus problemas de saúde estão se agravando. Além da rotina exaustiva de consultas e exames, não estou conseguindo ficar muito tempo ao computador, embora minha vontade seja imensa. Espero que compreendam o quanto é difícil para mim. Mas saibam, eu posso demorar, mas voltarei com força total. Sempre que possível estarei repassando notícias minhas. Dessa vez não farei previsões de retorno. Possivelmente estarei lendo e comentando em blogs. Chega de chororô... Eu odeio isso. Em breve estarei completamente recuperado e de volta às habituais discussões. Assim como migrarei definitivamente para plataforma Wordpress.
»

***

Viram só? Com apenas 25 anos de idade, o garoto não conseguiu retornar ao seus posts, como tinha prometido, pois teve que mudar de dimensão, mas seja como for, deixou aqui lições e admiradores. Pena que não tivemos chance de conhecê-lo em vida, mas eis aqui um "milagre" da blogosfera: passamos a conhecê-lo e a admirá-lo tanto pelo que escrevia como pelo que foi [verdadeiros legados de um homem]!

Obrigado, Luma, por ter-nos dado esta oportunidade!


Comente aqui :