quinta-feira, julho 05, 2007

Zé Dirceu diz de quem ele gosta e de quem ele não gosta na TV Cultura. E dá conselhos.

Fiz um chupa e gruda do blog do Reinaldo

Zé Dirceu diz de quem ele gosta e de quem ele não gosta na TV Cultura. E dá conselhos.
É claro que eu não leio o Blog do Zé Dirceu. Do iG, eu só lia alguns colunistas do NoMínimo, que era a página do portal mais visitada e onde o pensamento único não ditava as regras. Fechou.

Tenho notícias do Zé quando algum leitor me manda alguma coisa. Aí puxo pra cá. É esse o caso.
No dia 8 de maio, às 18h, em seu blog, o Zé deixou claro que estava de olho na TV Cultura. Acusou a TV de ser partidarizada (eu também acho que é; só discordamos, certamente, de qual é o partido que dita as ordens); deu conselhos ao então recém-eleito presidente da TV, Paulo Markun; fez digressões sobre o noticiário e disse as pessoas das quais não gosta e aquelas em quem confia.
Entre eles, está o conselheiro Eugenio Bucci, que — Santa coincidência, Batman! — ajuda Franklin Martins a fazer a TV Lula.Como é mesmo a máxima leninista? Acuse-os daquilo que você faz. Segue em vermelho a íntegra de sua nota.*

Markun precisa despartidarizar a TV CulturaPaulo Markun foi eleito presidente da Fundação Padre Anchieta, da TV Cultura. Assume dia 14 de junho e terá muito trabalho pela frente.Ontem, assisti ao jornal Cultura Noite. Só pau no governo federal. Isso mesmo. Com elegância, é lógico, para não ficar na cara que o discurso lá em Brasília é só para enganar os incautos.Vamos lá. Primeiro Alexandre Machado dando nó em pingo d'água, ou seja, enrolando para dizer que o PAC não anda. Depois, três noticias. Que o governo federal será responsável se o Metrô não sair. Isso na boca do governador Serra, que alega que não está ultrapassando os limites de endividamento de São Paulo e que o Tesouro Nacional está impedindo a construção do Metrô. Assim mesmo. A segunda, que o governo federal é responsável pela poluição na Grande São Paulo. A matéria vem com a chamada que houve 7 mortes na região por causa da poluição, tudo porque há 12 anos, os governos estaduais,municipais e federal não chegam a um acordo sobre o programa de revisão veicular anual. Ou seja, os catalisadores entre outras coisas não são obrigatórios e a poluição aumenta. Por fim, uma noticia sobre o Rio Madeira. A matéria, além do lenga-lenga da licença, tem essa pérola da oposição: não precisa construir Madeira, basta modernizar as usinas atuais e o sistema de transmissão, dizem os técnicos. De onde? De São Paulo, do IPT, se não me engano, porque assisti iqualzinho a vocês, com a certeza de que estava vendo uma TV pública, não aparelhada, não estatal, democrata.Como os senhores membros do novo conselho da Fundação Padre Anchieta e prezado Markun podem ver, vocês terão muito trabalho. Muito mesmo. E é bom que Eugênio Bucci e Matinas Suzuki estejam aí, ao lado do Professor Belluzzo, palmeirense como José Serra, mas não tucano. Vamos ver se juntos com Rubens Barbosa e Gustavo Ioschpe, colocam a TV Cultura na esfera pública e não partidária.

Comente aqui :