sábado, dezembro 10, 2005

AOS MINEIROS (Das Minas Gerais, hic!)

As pessoas vivem "sacaneando" nossos irmãos mineiros só por causa do "jeitin" todo especial deles falarem. Assim sendo, este post deseja resgatar um pouquinho da dignidade desse valoroso povo, que se vê arranhada por pura ignorância (de nossa parte - é claro!). Então, vamos lá, caríssimos confrades!

Trem mineiro

Interessante que o assunto mineirês veio a tona logo no dia que alguns transtornos foram causados pelo desconhecimento do mineirês por parte de alguns jornalistas que escreveram a seguinte manchete: "Trens batem de frente em Minas. "

Os mineiros obviamente não deram a devida importância, já que pra nós isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. poderia ser dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar.

Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio e vejam o que diz:

Trem: sm. 1. Objetos que formam a bagagem dum viajante. 2. Mobiliário duma casa. 3. Bras. Comboio ferroviário. 4. Bateria de cozinha. 5. Bras.Pop. Treco. 6. Diz de pessoa ou coisa ruim, imprestável.(Bras. : é a abreviatura de Brasileirismo)

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 3º, e ainda é considerado um brasileirismo. Não satisfeito recorri a um segundo dicionário, o Michaelis:

s. m. 1. Conjunto dos móveis de uma casa; mobília. 2. Conjunto das bagagens de um viajante. 3. Comitiva. 4. Série de vagões puxada por uma locomotiva; comboio. 5. Utensílios de cozinha. 6. Sujeito inútil; traste. S. m. pl. Bagagens, coisas, objetos. Adj. m. e f. Diz-se de pessoa ou coisa ruim, ordinária: Fulano é um trem.

Nesse dicionário, o sentido de comboio ferroviário é apenas o 4º.

Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia que esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem, justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas.

Vale lembrar que nesta época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante, assim era natural que as pessoas fizessem esta associação.

Moral da história: O mineiro é antes de tudo um erudito. Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudie da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho isto faz parte do espírito cristão do mineiro, ele escuta as gozações e pensa: Que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem. (Autor desconhecido)

---------------

Muito bem, muito bem! Agora que já fizemos um "mea culpa", estamos "autorizados" a sacanear à vontade! Hehehehe...

(EM TEMPO: Estava criando este post ao som de uma rádio country - e tive a impressão de que uma coisa "casava" com a outra. Quem gostar da idéia, experimente fazer o mesmo. Clique nesta URL http://www.wdvx.com/webcast.htm e ouça um legítimo country "lá das bandas do Tennessee)

Comente aqui :