sexta-feira, dezembro 09, 2005

Lingua pátria

Errar é marca registrada do ser humano.
Mas persistir no erro é burrice.
Eu sei que quase nenhum petista visita estas páginas, mas de tanto ouvir aquele sapo alcoolizado e energúmeno arrotar na mídia, podemos começar a aderir ao vício.
Assim resolvi postar um e-mail recebido com pérolas do nosso vernáculo que fazem o dia dia de muitos brasileiros chefiados pelo boçal de brasília.

LÍNGUA PORTUGUESA
Olhe, seja bonzinho e passe adiante! Heheheeee!! A Língua Portuguesa agradece MESMO!!!
Todo mundo já ouviu estas bobagens "N" vezes; agora alguém se preocupou em juntá-las e esclarecê-las...
Não diga:
Menas (é sempre MENOS)
Iorgute (é IOGURTE)
Mortandela (é MORTADELA)
Mendingo (é MENDIGO)
Trabisseiro (é TRAVESSEIRO)
Parteleira (é PRATELEIRA)
Tauba (é TABUA)
Bicicreta (é BICICLETA)
Trezentas gramas (TREZENTOS gramas........ É o grama e não a grama; a grama está no jardim)
De menor, de maior (é simplesmente MAIOR ou MENOR de idade)
Cardaço (é CADARÇO)
Asterístico (é ASTERISCO)
Beneficiente (é BENEFICENTE - lembre-se de Beneficência Portuguesa)
E lembre-se também:
Contrário de Mal ---> Bem
Contrário de Mau ---> Bom
A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não "Germinada", que vem de germinar, nascer, brotar, etc....
O certo é CUSPIR e não Guspir (essa vc falava, né??? rsrsssss)
O certo é BASCULANTE e não "Vasculhante", aquela janela do banheiro ou da cozinha.
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "SUANDO" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino!
O peixe tem "ESPINHA" (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas é que têm espinhos.
Homens dizem OBRIGADO e mulheres, OBRIGADA
O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.
"FAZ dois anos que não o vejo" e não " Fazem dois anos".
O correto é POR ISSO e não PORISSO tudo junto.
"HAVIA muitas pessoas no local" e não " Haviam"
"PODE HAVER problemas" e não "Podem haver"
PROBLEMA" e não Poblema ou Pobrema (deixe isso para o Zé Dirceu) rssssss
A PARTIR (sem crase) e não À PARTIR
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, pra mim comprar ou para mim comer (mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu eles,nós, vós, eles")
Você pode ficar COM DÓ (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi, fá....)
As pronúncias:
CD-ROM é igual a dizer Roma sem o A. Não é CD-Rum (nem CD-pinga, CD-vodka, etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura.
HALL lê-se "RÓL" não RAU, nem AU
E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING:
Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou "MANDAR", vou "PASSAR" e vou "VERIFICAR" (muito mais simples, mais elegante e principalmente, é o CORRETO!!!).
Da mesma forma, é incorreto perguntar: COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO?
Veja como é o correto e mais simples: COM QUEM VOCÊ QUER FALAR?
Essa talvez é a pior de todas, o horror do português: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário. Essas palavras NÃO EXISTEM!!! É "SEJA" e "ESTEJA"
Por último, "Tinha Chegado" e não "Tinha Chego". Na língua culta, o verbo chegar apresenta apenas o particípio regular. "TINHA CHEGADO" "TINHA COMPRADO", parece que está errado, mas é o contrário!!! Tinha chego é demais, né???? ehehehehehehe
Mande aos seus amigos e inimigos. Se circula tanta bobagem pela internet, por que não circular algo útil ??
Falar errado não é bonitinho, é burrice mesmo.

Comente aqui :