domingo, dezembro 04, 2005

A Esquerdopatia



Amigos da Marvada,

Lendo hoje o excelente artigo de Diogo Mainardi (na Veja deste fim de semana) e seu "tribunal macartista mainardiano" (já comentado com brilhantismo no blog do Nemerson), lembrei-me de um artigo de Ubiratan Iorio, entitulado "A Esquerdopatia". Segue o nicício:

A esquerdopatia ou sinistropatia é uma das mais perigosas e contagiosas manifestações endêmicas da América Latina, com a honrosa exceção do Chile, responsável por nosso enorme atraso em relação às sociedades desenvolvidas. Fruto do cruzamento incestuoso da mentalidade excessivamente centralizadora e patrimonialista herdada da tradição ibérica com a estratégia de ocupação dos espaços de Antonio Gramsci e do encontro adulterino de um tremendo complexo de inferioridade com uma dose desavergonhada do vício da inveja, a doença contaminou as universidades, os meios de comunicação, a cultura, a economia, a política, a linguagem e as próprias definições de moral e ética.

Seus principais agentes propagadores são os chamados “intelectuais” de esquerda, para os quais a consecução de seus objetivos de se criar o “Outro Mundo Possível” justifica quaisquer meios utilizados para tal, entre os quais a mentira, o diversionismo, a tática de acusar os inimigos de práticas em que eles próprios são mestres e, como agora os brasileiros parecem perceber, a corrupção. Não foi sem razão que Paul Johnson debuxou e debochou de duas marcas dos intelectuais de esquerda: o egocentrismo e a falta de respeito para com a verdade dos fatos, sempre em nome do “social”... (texto completo
aqui)

Pois é... não é apenas através da classe jornalística que estamos sitiados pela esquerdopatia. Nem bebendo todas dá pra ignorar tal fato. Melhor ficar sóbrio desta vez... e alertas!

Comente aqui :