sexta-feira, dezembro 02, 2005

Separados no nascimento II: Macunaíma X Lula


Amigos da Marvada,

Muitos já compararam Lula a Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Concordo parcialmente, pois no fim, Macunaíma reconheceu sua própria decadência (não sei se Lula faria o mesmo...). Mas vamos tentar fundamentar a comparação:

- Macunaíma aprende tardiamente a falar, mas, quando o faz (com 6 anos ao lhe darem água no chocoalho), tem pronto o seu bordão: "Ai, que preguiça!..." Lula nunca gostou de trabalhar, nem de ler, tampouco de aprender. Deve sentir uma ENORME preguiça!

- Um dia, Macunaíma encontrou Ci (uma guerreira amazona, a Mãe do Mato), dormindo e quis "brincar" com ela. Porém, a cunhã defendeu-se violentamente e os manos precisaram acudi-lo . Depois de uma paulada na cabeça, ela desmaiou e o herói pôde "bricar" com ela. Agora, virara Imperador do Mato Virgem, por isso muitas jandaias, araras, tuins, coricas, periquitos etc, vieram saudar Macunaíma. Lula conheceu o poder e quis "brincar" com ele. Depois de inúmeras tentativas (sempre acompanhadas por "pauladas" nas urnas), seus "manos" (Dirceu, Duda, etc) resolveram ajudá-lo e "encantaram" os eleitores com promessas de mudanças, com as "máximas" da paz e amor e a da esperança que venceu o medo. Lula pôde então, "brincar" com o Brasil e virou o imperador tupiniquim. E muitos partidos que comporiam futuramente a base do mensalão, vieram saudá-lo.

- Sem perceber, Macunaíma tomou banho em uma água encantada e ficou branco, louro e de olhos azuizinhos. Sem perceber (mas percebendo), Lula "tomou banho" de realidade e jogou a cartilha de esquerda no lixo. Para enxugar-se, vários banqueiros lhe ofereceram toalhas (fio egípcio???).


- Macunaíma experimentou a cachaça e soltava gargalhadas escandalosas, por isso todos pensavam que o santo abaixaria nele naquela noite. He, he, he... a marvada não poderia ficar de fora.

- Sobre o dinheiro, Macunaíma chama-o de "o curriculum vitae da civilização". Lula o chama de "o abridor (sic) dos corredores do puder".

- Sempre mentindo, Macunaíma convidou os manos pra caçar. Pegou dois ratos chamuscados no fogo, comeu-os e disse aos vizinhos que tinha matado dois viados catingueiros. Lula alardeia seus "feitos" como únicos na história do Brasil. Grandes mentiras que se tornam "verdades" em sua boca.

- Sem um sentido para continuar vivendo, Macunaíma resolveu ser brilho inútil lá no céu. Vira um "defunto sem choro". É o que todos nós esperamos que aconteça com Lula, após as próximas eleições...

Simbolicamente, a figura de Macuaníma, foi trabalhada como a síntese de um presumido "modo de ser brasileiro" descrito como luxurioso, ávido, preguiçoso e sonhador. Eu prefiro adotar uma posição mais otimista e acreditar que este NÃO é o modo de ser do brasileiro; apenas um desvio de rota na construção do processo democrático em nosso país.

Por fim, deixo abaixo duas frases emblemáticas da obra de Mário de Andrade, para reflexão:

"Pouca saúde e muita saúva, os males do brasil são!"
"A sombra leprosa é a cabeça da esquerda."

Comente aqui :