quarta-feira, dezembro 14, 2005

A Pesquisa CNI-Ibope

Amigos da Marvada,

Vamos analisar friamente a pesquisa recém-divulgada CNI-Ibope. Li algumas reportagens ligeiras na mídia super-valorizando o crescimento de Serra e, ao mesmo tempo, equiparando o Molequinho ao Picolé de Chuchu. Contudo, pela leitura dos dados, o grande vencedor apontado na pesquisa, na minha opinião, é Alckmin. Eu explico:

1- Lula é o único que está francamente em campanha eleitoral. E, mesmo assim, continua a despencar. É a prova mais cabal de que suas bravatas já não mais suplantam a realidade de seu despreparo; de sua conivência com a corrupção; de que uma mentira tão deslavada repetida várias vezes não mais convence.

2- Lula ainda vence no Nordeste. Não é surpresa. Lá, o bolsa-família, mensalinho dos ignorantes, ainda fala mais alto. Além disso, nos rincões do país, a informação tarda a chegar. Mas não duvidem: ela chega!

3- A reprovação a Lula chegou a incríveis 52%. Estatisticamente, nenhum canditado, em nossa história recente, foi eleito possuindo tamanho grau de rejeição (nem Maluf!!! - risos)

4- Serra e Molequinho possuem o recall das eleições de 2002. Pesquisas realizadas antes do start-up oficial da campanha eleitoral expressam mais o passado do que o futuro. Além disso, à favor de Serra pesa o "arrependimento" do eleitor que pensava votar na mudança (Lula); um mea culpa tardio.

5- O empate técnico entre Lula e Alckmin (41% X 37%, com margem de erro de 2 p.p. para cima e para baixo) no segundo turno é muito significativo. Ainda mais se levarmos em conta que boa parte do país ainda nunca ouviu falar de Alckmin.

6- Tentando visualizar um provável cenário de embate eleitoral, temos que levar em consideração os seguintes fatos: (1) Lula e Garotinho possuem um enorme telhado de vidro. Sobreviveriam os dois à uma campanha de fato? (2) Serra prometeu terminar seu mandato na prefeitura de SP. Esta seria uma grande arma contra ele.

7- Em eventual campanha, os candiados assuniriam os seguintes personagens:

a- Lula: o presidente-operário que nada sabia e que precisa terminar o que começou no segundo mandato (Búuuu... fácil de descontruir. Lula nada plantou; apenas copiou)

b- Garotinho: a nova opção neopopulista. Búuuu... o povo está cansado de protótipos de messias)

c- Serra: a opção com viés heterodoxo; talvez mais de esquerda do que Lula. Búuuu... que continue à frente da prefeitura de SP e prove seu valor em seu primeiro cargo executivo.

d- Alckmin: venderá a imagem de administrador (vulgo "gerentão") competente, pupilo de Mário Covas. O verdadeiro contraponto a Lula.

e- Teceiras-vias: Ciro (aghhhh), Jeferson Perez (seu trabalho é mais efetivo no Senado), Heloisa Helena (sem comentários), Nelson Jobim (aghhhh ao quadrado), José Alencar (quem???).

Portanto, volto a afirmar. O grande vencedor da pesquisa foi Alckmin. Um brinde ao gerentão que, apesar de picolé de chuchu, amealhou 12 milhões de votos em SP (vixe, tentei analisar friamente a pesquisa, mas como NÃO tenho compromisso com a inparcialidade, pelo menos fiz valer minha opinião... claro que esta foi desenvolvida saboreando uma fina dose de manguaça) .

Ps: como Primeira-Dama, Dona Lu leva grande vantagem perante Marisa (mais conhecida como papagaio de pirata), Rosinha e Monica.

Comente aqui :