sábado, novembro 05, 2005

Leitura obrigatória: Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano



Caros adeptos da confraria da manguaça,

Para entender um pouco mais sobre como pessoas como Chávez, Fidel, Evo Moralez, Lula, Maradona e tantos outros florecem e prevalecem na América Latina, indico a leitura do livro "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano", de Plinio Apuleyo Mendoza, Carlos Alberto Mortaner e Alvaro Vargas Lhosa.

O livro, de forma muito bem-humorada, "explica" a ascensão sem prescedentes da esquerda na AL. O prefácio de Roberto Campos e a apresentação de Mario Vargas Lhosa tornam o livro ainda mais saboroso. Reproduzo abaixo o primeiro parágrafo da apresentação:

"Acredita que somos pobres porque eles são ricos e vice-versa, que a história é uma bem-sucedida conspiração dos maus contra os bons, onde aqueles sempre ganham e nós sempre perdemos (em todos os casos, está entre as pobres vítimas e os bons perdedores), não se constrange em navegar no espaço cibernético, sentir-se on-line e (sem perceber a contradição) abominar o consumismo. Quando fala de cultura, ergue a seguinte bandeira: "O que sei, aprendi na vida, não em livros; por isso, minha cultura não é livresca, mas vital." Quem é ele? O idiota latino-americano."

Não, Vargas Lhosa não estava se referindo ao batráquio...

Comente aqui :