terça-feira, agosto 09, 2005

Vós é desde quando??? Paródia e aulinha grátis de gramática!!!

Sem querer ser chato *mas sendo* eu me questiono sobre a erudição dos nossos “nobres” parlamentares. Estou me questionando basicamente sobre o uso do Vossa... Vossa vem de vós, segunda pessoa do plural, e apesar de ser forma de referência a um único indivíduo permanece no plural como forma cerimoniosa. Provavelmente vem do francês, onde o “tu” é usado apenas entre pessoas conhecidas, da mesma idade, familiares, jovens e o “vous” é usado como sinal de respeito, polidez, ou como diriam eles, “politesse”.
Notem bem, não sou professor de português, sou advogado, mas creio que, se vossa deriva de vós, ele deve ser acompanhado da devida conjugação verbal. Ou seja, vós não é, vós sois... e se vós sois, vossa senhoria sois também!! Do contrário, creio eu, Vossa Excelência é uma anta.
Talvez alguns aleguem: mas o tu virou você e é conjugado na terceira pessoa do singular ao invés da segunda, como deveria ser... então por lógica o vós deve seguir a regra? Mas o vós é pessoa do plural, como poderia ser conjugado no singular, mesmo quando faz referência a uma única pessoa. Ah, diriam então os sábios... mas se é pessoa no plural, então que seja conjugado na terceira pessoa do plural... e daí Vossa Excelência são uma anta!!!!

HEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

Adendo
: Brincadeiras à parte, na realidade o Vossa Senhoria, assim como o Vossa Excelência e qualquer outro Vossa que possa haver são pronomes de tratamento, e não estão sujeitos às regras de conjugação verbal. Então aqui posso questionar seriamente a erudição de alguns de nossos “nobres” parlamentares que cometem erros quando insistem em conjugar, dizendo: “Vossa Senhoria sabe que vosso dinheiro...” O dinheiro é seu e não vosso... Neste caso, o pronome de tratamento, na verdade, vem a substituir o “tu” ou “você”, e todo resto deve ser conjugado como tal, ou seja, na terceira pessoa do singular.
E apesar do pequeno texto acima ser brincadeira, acredito que algumas de nossas “Vossas Excelências” são umas antas!!

Comente aqui :