terça-feira, outubro 23, 2007

Nada como vivenciar o apagão aereo.

No sábado, meu amorzinho foi a Porto Alegre, a serviço, e pegou um vôo em Congonhas. Um pequeno atrazo na decolagem e tudo bem.
Domingo com volta prevista para as 22,3o hs em Congonhas começaram os problemas.
Eu vo;tei do meu bunker interiorano as 20,00 hs e aguardava a dica de, a que hora busca-la em Congonhas.
Eram 33,00 hs quando chegou um torpedo dela dizendo que Congonhas estava fechado e o vôo seria desviado para Cumbica, mas sem previsão de decolagem. O piloto do avião havia até aberto as portas do avião dizendo que quem quisesse descer, podia. E já ia 1 hora de atraso.
Cinco minutos depois, novo torpedo dizia que o vôo iria para Viracopos. Justificativa? Bem o comandante do avião disse que se devia ao mal tempo em São Paulo, o que de certa maneira era verdade. Mais vento cruzado do que chuva.
Mais 5 minutos e novo torpedo e o vôo iria para Cumbica.
Ai resolvi ligar pera ela pelo celular.
Ela disse que o comandante já não sabia de nada, nem se o vôo realmente sairia.
Vejam bem. O comandante queria voar mas não recebia autorização dos gestores da malha aerea.
Ai ouvi pelo celular o comandante avisando que iriam decolar com destino a Cumbica. Eram 22,15 hs.
Fiz meus cálculos. Uma hora e meia de vôo, 40 minutos de casa até Cumbica eu tinha uns 40 minutos para me preparar com uma margem de sgurança.
E la fui eu. Estacionei em Cumbica e fui ao terminal. O vôo da TAM, descobri, desembarca no terminal 1. Ai procura nos paineis de chegada o vôo. Nada. Vou ao andar superior em direção ao check-in da TAM.
Lotado.
Como o aeroporto ficou fechado por algum tempo o burburinho era grande e os balcões lotados. Mas no cantinho havia o balcão VIP vazio. E lá fui eu. Um atendente prontamente me atendeu. espliquei o que ocorria e perguntei se ela podia me confirmar a chegada do vôo. Eram 23,40 hs, horário previsto de chegada do vôo.
Com uma educação e presteza elogiável ela consultou o terminal e depois pos rádio com o controle me garantiu que i vôo realmente vinha para Cumbica e deveria pousar as 23,50hs.
Ela ainda me confessa que estava contente da mudança pois o marido dela vinha no vôo.
Vo;tp a área de desembarque e espero. Olho o painel eletrônico de chegadas e nada, nem do vôo no painel nem do avião no chão.
Passa-se mais uma hora e nada.
Volto ao check-in.
Chamo de lado uma atendente que tambem de forma muito gentil e prestativa me atendeu, procurou pro todas as informações necessárias e me afirmou que o avião circulava sobre a região aguardando a autorização de pouso numa fila extensa.
De parabens a TAM que tem pessoal de alto nível e educado, e que responde educadamente quando interpelado educadamente.
Ja a infraero, uma lástima.
Manteve Cumbica fechado ainda que quando se olhava o céu viam-se estrelas no ceu. Foi incompetente em atualizar os paineis informativos de um vôo derivado para aquele aeroporto. Foi incompetente em decidir com firmeza e objetividade qual destino oferecer ao vôo.
E coisas mais comezinhas como indicar com clareza e de forma fácil que o estacionamento deve ser pago no terminal e não na cancela como costumava ser. Eu achei a placa informativa, mas depois de procurar e ler todas as placas no estacionamento. A informação estava na mesma placa e abaixo de uma informação de vigilância do estacionamento. Total falta de profissionalismo.
Para finalizar, meu amorzinho saiu da área de desembaque as 2,00 hs da madrugada de segunda, cansada e apagada.
O painel de chegada? Ainda não informava a chegada daquele vôo.
Este é um dos muitos apagões a que seremos submetidos nos próximos anos.
Se a situação dos aeroportos em São Paulo era ruim, agora está pior.
Não se sabe mais, nem em que aeroporto o passageiro descerá. E pelo visto nem a Infraero sabe.

Comente aqui :