sexta-feira, novembro 17, 2006

A socialização das notas

Um de nossos leitores conta em um comentário uma história que é digna de um post frontal
Ao Leitor Maroto nossa admiração.
Uma universitária cursava o sexto semestre da Faculdade.
Como é comum no meio universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza.
Tinha vergonha de seu pai.
Ele era de direita contra os projetos que “davam benefícios aos que não mereciam e imposto mais altos para os que conseguiram ganhar mais dinheiro”.
A maioria dos seus professores tinha afirmado que as idéias dele eram equivocadas.
Por tudo isso, um dia, decidiu enfrentar o pai.

Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialética de Marx, procurando mostrar que ele estava errado ao defender um sistema tão injusto como o da direita.

No meio da conversa o pai perguntou:
- Como vão as aulas?
-Vão bem, respondeu ela.
A maioria das minhas notas é 9, mas me custa muito trabalho conseguí-las.
Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente.

pai prosseguiu.
-E sua amiga Sônia, como vai?
Ela respondeu com muita segurança:
- Muito mal.
sua média é 3, principalmente porque passa os dias em shoppings e em festas.
Estuda pouco e algumas vezes nem vai às aulas.
Com certeza repetirá o semestre.

O pai olhando nos olhos da filha, aconselhou:
- Que tal se você sugerisse aos professores que transferissem 3 pontos das suas notas para a Sônia.
Com isso vocês duas teriam a mesma media.
Não seria um bom resultado para você, mas seria uma boa distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas.

Ela indignada retrucou:
Porque?
Eu trabalhei muito para conseguir as notas que tive!
Não acho justo que todo o meu trabalho seja simplesmente dado à outra pessoa!

Seu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo:
- Bem-vinda à direita.
maroto 11.12.06 - 1:55 pm #

Comente aqui :