quinta-feira, novembro 16, 2006

Fundação Zerbini um caso de administração perdulária.

O Prof. Zerbini deve, numa hora destas, estar se revirando no túmulo.
É simplesmente vergonhoso o que ocorre com a fundação que ele criou.
A Fundação Zerbini (Empresa privada incrustrada no INCOR) como um todo é um exemplo de administração temerária e por que não dizer, desastrosa. O INCOR, hospital, realmente como se apregoa é um hospital de ponta, competente das mais novas tecnologias em se fazer o ofício médico.
Mas não é só ele.
Todo o complexo hospitalar do Hospital das Clínicas é assim.
Pelo menos era.
De algum tempo a esta data entretanto o hospital esta sofrendo uma privatização sub-reptícia nos moldes de algo que já ocorria no INCOR e sua Fundação Zerbini.
É o privado se imiscuindo no público.
Atualmente, frente ao escândalo do descalabro administrativo da Fundação, os diretores do INCOR vem a público dizer que o hospital presta inestimáveis serviços a população.
Eu pergunto, a que população?
Se ha duas semanas atras eu, você ou qualquer mortal não político procurasse o INCOR para uma consulta, receberia a notícia de que se tivesse convênio ou pagasse uma consulta particular seria imediatamente atendido.
Do contrário a fila era interminável.
Paciente SUS.
Sim, eles atendem, mas por uma coincidência a grande maioria são pacientes que necessitam de tratamento de alta complexidade.(Aqueles que o SUS paga ao INCOR valores superiores ao de um paciente privado).
Ainda assim a Fundação foi a falência?
Pois em São Paulo é um caso inédito.
Todos hospitais de São Paulo que cobram pelo atendimento estão bem financeiramente e crescendo fisicamente de forma assustadora.
Dai da para imaginar o tamanho do descalabro administrativo da Fundação.
No meu entender esta tudo errado.
Hospital público foi feito para atender a população e não aos convênios nem pacientes privados que podem escolher em que hospital quer ser atendido.
O Hospital das Clínicas era um hospital universitário voltado a pesquisa e atendimento aos carentes. Hoje é uma máquina de angariar dinheiro as custas de uma medicina tipo linha de montagem industrial onde o importante é o volume de atendimento e não mais a qualidade do mesmo.
Hoje foi o INCOR que faliu.
Amanha será a vez da Fundação Faculdade de Medicina que mudando sua filosofia de trabalho e de razão de ser, seguirá os mesmos passos da Fundação Zerbini.
E será preciso implorar a benevolência e bolso do contribuinte para salvar, perpetuar e manter este descalabro administrativo.
O povo que se dane.
PS> Essa filosofia de atendimento agrada sobremaneira aos governadores do Estado de São Paulo pois permite a eles diminuirem as verbas de custeio destinadas a saúde, fato que vem sistematicamente ocorrendo no HC.

Comente aqui :