quarta-feira, maio 24, 2006

Uma pergunta que não quer calar

Caros amigos manguaceiros,
Hoje ouvindo a Jovem Pan soube de uma notícia que me deixou de cabelo em pé: a advogada do PCC conseguiu sua carteirinha da ordem por intermédio de seu cliente, o Marcola. Estou totalmente pasmo. Não em saber que existam advogados (as) que precisem se utilizar de artimanhas para conseguir sua carteirinha vermelha, mas por saber que, um criminoso poderoso como o Marcola, teria esse tipo de profissional trabalhando para ele.
Sem entrar na discussão de ética, de correto ou incorreto, de justo ou injusto, o fato é que é supreendente que o Marcola tenha se cercado de semelhante tipo de profissional. E eu explico o porquê:
Suponhamos que você, leitor da manguaça fosse, na verdade, não mero leitor, mas o cabeça da maior organização criminosa do país. Um homem, ou mulher, para que as nossas leitoras não se sintam excluídas por um machismo meu, considerado a maior mente criminosa da país, o mais poderoso criminoso da nação. E sendo você essa pessoa, estaria ciente dos riscos advindos da profissão, como ser preso, ser morto em confronto com a polícia ou assassinado por um criminoso invejoso, louco para lançar mão do seu império, e colocar a sua coroa na cabeça.
Assim sendo, você não escolheria o melhor advogado do país para ser seu representante? Ou será que aceitaria uma advogada que não conseguiu, por sua própria conta, aprovação no exame da Ordem (exame ao qual eu passei na primeira tentativa, e declaro não ser, em absoluto, uma tarefa hercúlea)? Você correria o risco de ser preso, por estar mal representado? Ou preferiria um (a) advogado (a) inteligente, capaz e experiente para cuidar de suas questões com a justiça, alguém capaz de utilizar cada pequeno meandro da lei a seu favor?
Então essa é a minha pergunta? Se você, o nosso ou nossa criminoso mor fictício, tem fundos para arcar com a assessoria de um advogado excelente, porque se conformar com o advogadozinho de porta de cadeia? Nós todos sabemos que uma representação boa faz toda a diferença. Todos nós sabemos que o O.J. Simpson matou a mulher e que o Michael Jackson molestou o garoto. Sabemos também que o Jorginho da rua Cuba matou os pais e que a Suzane von Richthoffen conseguiu seu habeas corpus enquanto representada por um dos melhores advogados do país. E nos questionamos se a dona da Daslu será condenada, porque ela tem a melhor assessoria possível. Assim, com o auxílio de advogados brilhantes, a liberdade ou impunidade, como queiram, fica muito mais próxima, porque bons advogados são aqueles que cursaram boas escolas, estudaram, passaram no exame da Ordem, fizeram especialização, mestrado, etc, etc, etc...
São homens e mulheres inteligentes, que não comprariam, pelo menos não assim na cara dura, na obviedade, um cd contendo uma declaração. Um advogado decente faria isso dentro da lei, de modo que, se isso fosse levantado, não se encontraria nenhuma ilegalidade. Ora, as leis foram escritas por homens, homens esses nem sempre especializados em leis, e portanto, estão cheias de lacunas, prontas a serem exploradas.
E é isso que me deixa pasmo. Com tantas vantagens da boa representação, porque não aproveitar o melhor?

Comente aqui :