terça-feira, dezembro 20, 2005

A Tese do Bicho Papão


Amigos da Marvada,

Vejam nota publicada em O Globo:

Dirceu: 'establishment' não quer Serra presidente

O ex-deputado José Dirceu surpreendeu um pequeno grupo de amigos reunido em torno dele, num almoço no fim de semana, no Rio, ao dizer que o "establishment" jamais deixará o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), assumir aPresidência: — Vocês acham que o "establishment", o sistema, a Fiesp (Federaçãodas Indústrias de São Paulo ), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) e a elite vão deixar o Serra ser presidente? Já não deixaram da outra vez e não vão deixar agora.

E o motivo, para o ex-chefe da Casa Civil de Lula, é um só: — Serra é muito independente. Eles querem um pau-mandado, um presidente dócil às regras do capital internacional. Eles não querem o Serra presidente muito mais pelas suas virtudes do que pelos defeitos, que são muitos.

Quando li a nota, não dei muita importância. Pensei: dor-de-cotovelo do Zé Malígno. Mas, então, vi outra nota pertubadora. Desta vez, no Primeira Leitura:

Empresário teme mais Serra que Lula, diz presidente da CNI

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), acredita que o empresariado brasileiro teme mais o prefeito de São Paulo, José Serra, que o presidente Lula no comando do Palácio do Planalto. Segundo ele, os empresários são simpáticos ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Largos setores da comunidade empresarial acreditam que Serra é mais intervencionista. O mercado tem mais medo dele que do ‘novo Lula’ que emergirá na campanha eleitoral”, afirmou Monteiro Neto durante o almoço de confraternização da CNI. “Mas eu vejo o Serra de outra forma. Ele age com racionalidade na economia. Não o vejo desafiando essa racionalidade”, disse ele.

Mais uma vez afirmo aqui. Pessoalmente, prefiro Alckmin a Serra. Mas, de longe, sou Serra desde criancinha no caso de disputa entre o prefeito tucano e o batráquio apedeuta. Sim, Serra é mais independente, mais intervencionista, menos palatável que Alckimin do ponto de vista do empresariado/mercado financeiro. Mas convenhamos! Qualquer coisa (à exceção do Molequinho, de Ciro, de Jobim e de Heloisa Helena. Esqueci alguém? risos) é melhor que o Calango de Jaquetão. Dirceu, o mais exemplar representante do lado negro da força, está ressuscitando o velho temor que fez boa parte dos empresários e também do mercado financeiro apoiar Lula em 2002. Mas agora que já "experimentamos" Lula e o PT (muitos de nós, forçosamente), estamos atentos!

Repito: prefiro mil vezes um intervencionista como Serra, a um completo ignorante (mas cheio de más intenções) como Lula. Desta vez, que fiquemos sóbrios e não nos deixemos contaminar pelas teorias da conspiração plantadas por desclassificados, como o ex-primeiro ministro!

Comente aqui :