sexta-feira, outubro 07, 2005

Transposição do Rio São Francisco: qual é a sua opinião???



Caros amigos da manguaça,

Pelo menos algo de bom trouxe a greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio: a renovação do interesse ao debate sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. Pouco sei a respeito deste programa, mas percebo que não há consenso. Dentre as dúvidas, o que mais despertou minha atenção foram os seguintes pontos:

1- Já há um mercado formado para a aquisição das terras que serão beneficiadas pela obra? Se positivo, o propósito social não teria sido completamente abandonado?

2- Alguns especialistas afirmam que os estudos de vazão do rio, utilizados nos cálculos para a obra, são antigos e não incluem os últimos anos de constante processo de assoreamento. Assim, a transposição poderia, em uma situação extrema, causar a morte do velho Chico. Estes mesmos especialistas afirmam que primeiro deve-se revitalizar o rio, para não incorrer em riscos desnecessários (mas não dá tempo, pois as eleições são no ano que vem). Alguém possui informações sobre isso?

3- Sempre desconfiei de projetos que visam alterar o curso natural da natureza. Estes sempre acabam em tragédias (Eg. Desvio do Rio Mississipi).

4- Por que órgãos internacionais como o Banco Mundial têm tanta resistência ao projeto?

5- Desconfio naturalmente de qualquer proposta do atual governo.

Que tal abrirmos uma exceção, sairmos do retiro etílico e com sobriedade, debatermos este tema? E também os abaixo postados pelo grande Sargento???

Comente aqui :