terça-feira, maio 02, 2006

"EU ACUSO" por Yves Hublet

Este texto é de autoria do Sr. Yves Hublet. Para quem não se lembra, foi ele quem desferiu uma saraivada de bengaladas no Maligno Dirceu. Por pedido do proprio Yves estou aqui publicando parte do testo que pode ser lido em sua totalidade no blog "O Tigre de Bengala" cujo link se encontra no fim do texto

Em 1894 o oficial francês Alfred Dreyfus, de origem judaica, foi acusado de espionagem a favor da Alemanha, julgado, condenado e deportado para a Ilha do Diabo.
O grande escritor Émile Zola, autor de consagradas obras universais, sensibiliza-se com a enorme injustiça que se perpetrara contra aquele oficial, vítima flagrante do anti-semitismo que grassava à época nas Forças Armadas Francesas.
Gozando de enorme prestígio em sua pátria, Zola articula-se em sua defesa e escreve uma Lettre à la France (Carta à França) endereçada ao Presidente da República daquele país. Tinha como título: J´Accuse! (Eu acuso!).
A conseqüência prática do seu ato foi a mobilização da opinião pública que exigiu do exército, reconsiderar o caso. Novo julgamento realizou-se, desta vez dando crédito ao acusado – Alfred Dreyfus – que foi inocentado e reintegrado.
J´accuse! (Eu acuso!) passou a ser um símbolo da busca pela Justiça e pela Verdade, através da melhor literatura.
Longe de querer igualar (ou sequer reproduzir) a força e a beleza daquela peça literária, ousarei aqui apenas emprestar – por instantes – o modelo de libelo contra a Vergonha e a Corrupção que avassalam o meu país – Brasil. Assim...
Eu acuso!...
Os partidos políticos de oposição, notadamente, o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira e o PFL – Partido da Frente Liberal, de OMISSOS na busca da Justiça, postergando um pedido de impeachment do atual presidente da República – Luis Inácio "Lula" da Silva quando, por muito menos acusações, há alguns anos, defenestrou -se outro presidente: Fernando Collor......... Leia o texto completo

Comente aqui :