quarta-feira, abril 19, 2006

Petrobras fornece veículo para invasão do MST



Saiu no VCReporter e foi-me passado pelo nosso colaborador Luciano

Um grupo de aproximadamente 150 pessoas do MST invadiu, no último dia 10, o prédio da Prefeitura de General Carneiro, no Paraná, utilizando um carro que tem patrocínio da Petrobrás. Os manifestantes ocuparam todos os departamentos do edifício.
Segundo Edmilson Eloy Gauer, o veículo era do Projeto Iguatu, selecionado em 2004 pela Petrobras, que tem como função formar e capacitar famílias para o desenvolvimento agrícola. O carro teria sido utilizado inclusive para carregamento de botijões de gás para serem utilizados na cozinha improvisada montada pelos integrantes do MST dentro do prédio da Prefeitura.
O prefeito do município, Joares Vicente Martins Ferreira, criticou a empresa estatal. "Esperamos que eles se retratem. Possuímos um projeto de uma Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos, procuramos por mais de três vezes a Petrobras para conseguirmos apoio e nem sequer fomos recebidos e agora verifico um veículo, justamente com o patrocínio da Petrobras, sendo utilizado para a invasão do Prédio Municipal", afirma o Prefeito.
A assessoria da Petrobras rebateu as críticas do prefeito. Segundo a empresa estatal, o veículo não foi comprado pela Petrobras e pertence a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA), uma das organizações não-governamentais responsáveis pelo projeto Iguatu.
A Petrobras afirmou que soube do protesto pela imprensa e repudia a atitude, já que o veículo não deve ser utilizado para esses fins. A empresa disse que já cobrou explicações da AOPA e espera uma comissão interna avaliar o caso para tomar as atitudes necessárias.
O internauta Edmilson Eloy Gauer, de General Carneiro, no Paraná, participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Comente aqui :