domingo, março 26, 2006

GOVERNABILIDADE


Faz dias que esta palavra vem me perseguindo.
Quais os requisitos para se alcançar o estado de governabilidade?
Será que é como guiar um carro? Vamos imaginar que sim.
Ai é mais fácil analizar.
Depende do carro e seu estado de conservação, do motorista quanto a sua habilidade em dirigir, ser habilitado e estar sóbrio. Ele tambem deve conhecer o caminho e saber desviar dos obstáculços e imprevistos. Bem aqui cabem alguns comentários. No nosso caso parece que o motorista escolhido pelos passageiros era um cara que estava no buteco, falava complicado e dizia que era piloto de fórmula 1. Só que ele não tinha carta, nunca tinha dirigido nem velocípede. E para piorar estava sempre "borracho". O veículo. Bem este estava mais ou menos. Precisava de alguns(muitos) reparos, mas o motorista achou mais importante colocar alguns enfeites e comprou um aviaozinho pra por no "capo" do veículo. Ficou bonitinho mas não serve pra nada. O tanque de combustível tinha um vazamento que parecia piorar e precisava de conserto. Outra mania do motorista era com relação ao número de tripulantes que ele achava que iria precisar. Sempre mais do que manda o racional. As passagens ficaram mais caras. O que fez a viagem mais tranquila foi o estado da estrada. No trecho que ele guiou até aqui a estrada estava um tapete. Dava para acelerar. E não é que ele se vangloriava de estar andando depressa? O problema é que da janela do veículo eles eram ultrapassados por todo mundo. Só um calhambeque todo ferrado que pediu emprestado um estepe andava mais devagar.
O que começou a incomodar alguns passageiros que sabiam da falta de habilitação do motorista, era que os "fiscais" da estrada nunca pediram sua habilitação até descobrir que ele estava usando o fundo de viagem dos passageiros para corromper os fiscais pagando propina.
No meio da viagem a tripulação começou a reclamar que os "salários" prometidos não estava sendo pago e começou um pau geral. Foi uma baixaria. E enquanto os tripulantes eram alijados do veículo o motorista dizia que não sabia de nada e não tinha visto nada. Os passageiros estavam exagerando. Tudo ia bem. Mas alguem la no fundo dizia:
-"Nos estamos perdendo parte da nossa bagagem".
La na frente outro dizia:
-"Mas este não é o caminho que nos escolhemos"
Para piorar o tripulante encarregado da segurança do veículo e das bagagens, em cada parada fazia de conta que não via o veículo sofrer contínuos arrastões, se preocupando com a retidão das vestimentas dos passageiros. Fato que levava a rigorosas reprimendas.
Ai, numa das paradas um passageiro simples e humilde disse que viu um dos tripulantes abraçado e em feliz papo com uns membros de um arrastão.Parece que até houve uma troca de carícias entre eles.
Como sempre a tripulação em peso caiu em cima do pobre passageiro querendo achar algum motivo para coloca-lo para fora do veículo.
Mas ai o tempo fechou. E agora os passageiros querem saber.
Este motorista tem condições de continuar a guiar o veículo até o fim da viagem?
Ele acha que consegue guiar ainda um segundo trecho.
O veículo precisa de urgentes reparos, pneus novos, um novo radiador, alinhamento de direção e um urgente reparo no tanque de combustível mas o motorista e seus tripulantes gastaram boa parte dos fundos de viagem em porcarias.
O que fazer?
O que voces leitores sugerem sabendo que entre os passageiros com certeza ha algum com mais habilidade para dirigir o veículo?
Voces arriscariam manter o atual? Se a estrada piorar correm o risco de ele capotar o veículo, isso se ele não beber tanto que dorme no volante e cai numa ribanceira.

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