sexta-feira, março 24, 2006

Túnel do tempo no blog do Noblat

"Por Ana d´Angelo:

Paraíso de milionários do país, o luxuoso condomínio Porto Frade, em Angra dos Reis (RJ), com suas mansões, lanchas e iates ancorados, foi o cenário de mais um capítulo das peripécias da turma de Ribeirão Preto.

Entre o final de 2002, logo após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e 2004, Palocci escolheu o balneário de Angra, reduto de empresários paulistas, para descansar e curtir a natureza com a família em três ocasiões.

Ficou numa magnífica mansão à beira-mar, com seis suítes, deck e heliponto privativos, e navegou num deslumbrante iate de 55 pés.

Seria apenas um extravagante passeio, diversão comum de endinheirados, não fossem alguns detalhes. Em três passeios a Angra, Palocci chegou com a família a bordo de um helicóptero vermelho, de prefixo PT-YCB, que pousou no heliponto privativo da mansão alugada.

O dono do aparelho é o empresário de bingo angolano Artur José de Oliveira Caio.

Segundo disse Rogério Buratti, ex-assessor de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, em depoimento ao Ministério Público paulista, o angolano, junto com outro sócio, doou R$ 1 milhão à campanha petista, em meados de 2002.

O dinheiro teria sido recolhido pelo empresário Roberto Carlos Kurzweil a pedido de Palocci.
Buratti contou ainda ao MP que, entre outubro e novembro de 2002, Palocci teria participado de um encontro no hotel Sofitel em São Paulo com os donos dos bingos, aos quais teria prometido legalizar a atividade durante o governo Lula.

O ministro nega o encontro.

Tanto o bingueiro Caio como Kurzweil têm casas luxuosas no mesmo condomínio onde Palocci e sua turma se hospedaram. A do angolano fica na Ilha de Capivari, construída sobre o mar — dizem que a Marinha autorizou.

Kurzweil é aquele que prestou serviços de coleta de lixo para a prefeitura de Ribeirão Preto e dono da empresa que alugava carrões para figurões do PT.

É dele o Ômega que transportou as caixas com os supostos dólares cubanos de Campinas para São Paulo.

Outro detalhe é que, em 2002, Palocci curtiu as ilhas paradisíacas de Angra em companhia justamente de Buratti, do qual ele insiste em sustentar publicamente que se afastou desde à época que estourou o escândalo na prefeitura de Ribeirão Preto (SP) envolvendo o amigo e assessor flagrado pedindo propina a empreiteiros, em 1994.

Em depoimento à CPI dos Bingos neste ano, Palocci garantiu ter tido apenas contatos ocasionais com Buratti desde então.

Para Angra, Palocci levou a família toda — a mulher Margareth, a filha e os dois enteados. Buratti estava acompanhado da primeira mulher, da qual se separou em 2004 para viver com uma das meninas da agenciadora de eventos Jeany Mary Corner.

Também esteve nos passeios Ralph Barquete, ex-assessor de Palocci, com a mulher. Barquete morreu em 2004 de câncer."

Comente aqui :