quinta-feira, janeiro 05, 2006

Relembrar é viver

Para quem ler o que se segue verá que o atual desgoverno recheado de corrupção não é em absoluto uma surpreza inesperada, mas uma realidade amplamente planejada a muito tempo.

Há vinte anos!
Augusto de Franco (04/01/06 14:48)
http://www.e-agora.org.br
A newsletter IOCM - ex-Blog do Cesar Maia - desenterrou uma entrevista de Lula à revista IstoÉ, em 16 de janeiro de 1985. Leiam porque é instrutivo. Segundo a publicação, Lula, na época, já queria controlar os Fundos de Pensão. Estou republicando porque tem mais.
Lula e os Fundos de Pensão IOCM (04/01/06)
Quem reler a revista IstoÉ no início de 1985 verá uma ampla materia com Lula onde a revista pergunta porque o PT nao vai votar em Tancredo Neves no colégio eleitoral.A resposta de Lula foi pronta:
1) queremos aumento do salário mínimo;
2) queremos que os sindicatos controlem diretamente os fundos de pensão. Ou seja, se Tancredo liberasse os fundos de pensão para a CUT, o PT votaria nele. Esta era a moeda de troca. Gushiken -presidente do sindicato dos bancários - iniciou, a partir dai, um intenso treinamento para se tornar especialista em fundos de pensão e ser o coordenador da CUT/PT com vista as mudanças da lei naquela direção.O PT conseguiu uma diretoria para os sindicatos em cada fundo de pensão, em geral a diretoria de beneficios. Mas não ficou por ai. Avancou sobre o FGTS e sobre o FAT-seguro desemprego. Delubio Soares foi o quadro do PT deslocado para representar a CUT nestas funções.
O PT e Lula sempre tiveram em mente a manipulação dos recursos financeiros ditos dos trabalhadores, como forma de fortalecimento do PT e da propria CUT.Qualquer contador que somar as receitas da CUT nestes ultimos 20 anos, atualiza-las e avaliar o patrimônio da CUT, verá que o patrimônio da CUT não tem como origem as receitas contabilizadas. Lula sempre teve claros estes objetivos: em primeiro lugar controlar os fundos financeiros direta ou indiretamente relacionados com os trabalhadores. E seguiu a risca a estrategia.Até que passou a ser governo e entao deleitou-se no mar de dinheiro a disposição do financiamento politico-sindical através dos esquemas mais sordidos que se possa ter imaginado: impor prejuízo dos proprios fundos dos trabalhadores - em primeiro lugar os fundos de pensão - para acumular recursos com vistas ao assalto ao Estado. Os personagens foram escolhidos e treinados por Lula desde aquela época e estao no topo dos escândalos que hoje espantam o pais: Delúbio, Gushiken... e, claro, Lula, que desde 1985 apontava os caminhos.

Entrevista de Lula, Revista IstoÉ (16/01/85)
ISTOÉ. O país, da direita à esquerda , tancredou. Menos o PT. Você não sesente politicamente isolado ?

Lula. Não estamos isolados. Ainda hoje, segundo as pesquisas realizadas, 80%da população continua preferindo as eleições diretas. E, depois, política nãose faz pensando apenas no presente; política se faz pensando no futuro. Temosque dar um tempo, quem sabe, seis meses, um ano, para ver quem é que estáerrado no país, para ver quem acertou.

ISTOÉ. O PT, então, deixa de comparecer ao Colégio Eleitoral, na terça-feira, para marcar uma posição de princípios?

Lula. Claro que não. Não se faz política apenas com princípios; faz-sepolítica, como se sabe, de acordo com os interesses do conjunto da sociedadee do núcleo social que seu partido tenta representar. Por isso, quandoTancredo aceitou ir ao Colégio Eleitoral, não fechamos questão imediatamentecontra ele. Entendemos, porém, que, para apoiá-lo, deveríamos extrair dele omáximo de benefícios para a classe trabalhadora. Mas ele não nos concedeunada.

ISTOÉ. Que o PT pediu a Tancredo para ir ao Colégio Eleitoral?

Lula. Pouco depois que Tancredo aceitou ir ao Colégio Eleitoral, tive umareunião com vários homens da oposição, em Brasília, como o próprio AyrtonSoares, hoje dissidente do PT, Miguel Arraes, Alencar Furtado, Chico Pinto, ogovernador Leonel Brizola, Bocaiúva Cunha, Pimenta da Veiga e outrosdeputados da chamada ala progressista do Parlamento brasileiro. Queriadiscutir com eles a possibilidade de arrancar de Tancredo alguns compromissoscom a classe trabalhadora em troca de nossos votos, cerca de oitenta a cem,já que poderíamos contar, além da adesão dos petistas, com os demaisparlamentares vinculados à esquerda do PMDB, do PDT, bem como do PCB e do PCdo B.

ISTOÉ. E por que fracassou a formação desse bloco interpartidário daesquerda?

Lula. Porque a Frente Liberal foi muito mais hábil e inteligente, reunindo o número de votos que Tancredo precisava para vencer no Colégio Eleitoral echegando antes para negociar com ele. A Frente Liberal, a partir daí, passoua determinar a política do futuro governo. Constatamos, hoje, que o vice-presidente Aureliano Chaves possui tanta força quanto Tancredo. Sabemostambém que Aureliano tem um poder de fogo que toda a esquerda junta não tem.Por quê? Porque ele negociou a mercadoria que tinha, que eram os votos noColégio Eleitoral, enquanto a esquerda, não. A esquerda, apavorada com apossibilidade da vitória do Paulo Maluf, aceitou tancredar, de graça, semexigir nada em troca.

ISTOÉ. Quais são, concretamente, as reivindicações do PT?

Lula. Pouco antes da votação, no Congresso, da emenda das diretas, aprovamosnuma convenção dez pontos de reivindicações. O primeiro deles é o reajustetrimestral de salários para todos os brasileiros. Colocamos também a questãodo fim da Lei de Segurança Nacional, a total liberdade sindical, o direito degreve, uma nova política econômica, mais voltada para as necessidades dostrabalhadores, uma nova política também para a Previdência Social e ahabitação. Outra coisa fundamental: que os trabalhadores controlem os fundosque são, compulsoriamente, recolhidos em seu nome. Vamos continuar lutandopor esses pontos.

Comente aqui :