terça-feira, novembro 29, 2005

Separados no nascimento: Leão X e Lula

Vamos às "coincidências":

1- Leão X foi um papa "renascentista" no verdadeiro sentido da palavra, mais inclinado às alegrias e aos prazeres da vida do que a um ascético rigor moral. Lula gosta de viajar, de bravatear. Não gosta de trabalhar. Moral é um conceito vago para ele...

2- Leão X era membro da família de "banqueiros" Médici. Sob seu papado, a família prosperou. Tudo bem, Lula não tem descendência nobre, mas que privilegia/protege os banqueiros no seu governo, isso é inegável.

3- Leão X se destacou por aparelhar a igreja; colocou parentes e pessoas de confiança nos postos-chave de seu papado. Precisa explicar a semelhança???

4- Outra característica da gestão Leão X: a corrupção generalizada, sobretudo, via venda de indulgências. Realmente, são irmãos gêmeos.

5- Leão X ficou conhecido por mostrar-se fraco nas tentativas de contrapor-se às inúmeras crises que assolaram seu papado (o maior exemplo: a reforma promovida por Lutero). Simplesmente não conseguia (ou não queria) compreender a gravidade das mesmas. Sem comentários...

Um pouco mais sobre Lutero. Ao visitar Roma e constatar o antro de corrupção em que a cidade se transformara, proferiu profeticamente: "Quem visita Roma, perde a fé". Hoje, quem visita (e conhece) o Brasil sob Lula, também está fadado ao mesmo pensamento.

He, he, he... blog também é cultura. Mesmo que sob o efeito da marvada. E quem disse que um sapo e um leão não podem ser oriundos da mesma cepa???

Comente aqui :