sábado, novembro 26, 2005

Lula e o compadre



Amigos da Marvada,

Roberto Teixeira é compadre de Lula. São amigos desde, pelo menos, a década de 80. Durante anos, Lula morou numa casa emprestada por Teixeira, em São Bernardo do Campo.

Em meados da década de 90, Teixeira foi acusado por militantes do próprio PT de fazer lobby nas administrações petistas para contratações, sem licitação, da empresa de consultoria Cpem (outro valerioduto). O principal acusador, o ex-petista Paulo de Tarso Venceslau, ex-secretário de Finanças das prefeituras de Campinas e de São José dos Campos (a prefeita era Angela Guadagnin), foi expulso do partido.

A investigação? Enterrada pela tropa de choque petista (entre os membros, Mercadante, Gilberto Carvalho, José Dirceu, José Eduardo Cardozo, Hélio Bicudo). Veja matéria da Istoé da época ( clique aqui ).

Mas Roberto Teixeira não parou por aí. O nome dele apareceu nas investigações sobre o Banestado porque defendia, como advogado, o empresário Antonio Celso Cipriani, proprietário da Transbrasil, e também integrou o conselho de administração da empresa de aviação de São Paulo. Ela quebrou em 2001, deixando R$ 910 milhões em dívidas. De acordo com o laudo da Polícia Federal número 675, o irmão de Cipriani e ex-conselheiro fiscal da Transbrasil, Emídio Cipriani, aparece como beneficiário de US$ 1,51 milhão depositados em contas dos bancos United National de Miami e First Union Jax, nos Estados Unidos.

Mais uma vez, entrou a tropa de choque petista (desta vez, comandada por José Mentor, relator da CPI do Banestado) para impedir que Roberto Teixeira fosse convocado para depor na CPI. (veja matéria aqui)

Sobre as ligações de Roberto Teixeira com a Transbrasil, tenho um comentário. Ouvi de um amigo petista, que trabalhou na campanha de 2002, que aviões desta companhia aérea foram colocados à disposição de militantes, para estes se deslocarem a comícios, sobretudo no Nordeste. Estranho, não? Quem pagou a conta?

Por fim, em nota publicada no Blog da Gusta (clique aqui), na semana passada, foi revelado que a Brasil Telecom pagou a Roberto Teixeira, por dezoito meses, uma remuneração de 60 000 reais mensais não se sabe exatamente para quê.

Agora, a caixa-preta de Roberto Teixeira ameaça vir à tona, com sua convocação para depor na CPI dos Bingos. Será Roberto Teixeira, finalmente, o calcanhar de Aquiles de Lula???

Comente aqui :