quinta-feira, novembro 17, 2005

Lula X Palocci















Cena 1:
Lula dá sua primeira coletiva após dois anos e quatro meses da mandato (abril/05). Não consegue encarar a claque, não permitiu réplicas, reafirmou que habita o "país das maravilhas".

Frases:
"Somos unha e carne". Ao falar da sua relação com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

"É difícil reconhecer os erros em um governo que acerta tanto". Ao reconhecer três erros no seu governo: juros altos, o PT não ter eleito o presidente da Câmara e o péssimo estado das estradas.

"Ele é meu aliado". Ao falar das críticas do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).

Cena 2:
Lula "escolhe" jornalista desconhecida para conceder entrevista em visita à França. O presidente afirma que caixa 2 "faz parte dos costumes políticos"

Cena 3:
Palocci, em entrevista coletiva, convocada imediatamente após as primeiras denúncias de Buratti sobre sua pessoa. Manchete da época: "Em pronunciamento à nação, Palocci esclarece denuncias e tranquiliza os brasileiros. O ministro nega com veêmencia as acusações de corrupção feitas pelo seu ex-assessor"

Resultado: Palocci "tranquiliza" a nação. Comparações com o desempenho de Lula perante a crise são inevitáveis. Palocci, encara as denúncias de frente e com serenidade; Lula, dissimula e foge.

Cena 4:
Finalmente, Lula resolve falar com a imprensa de maneira um pouco mais democrática, através de participação no programa Roda Viva.

Resumo: Não existe mensalão, assassinato de Celso Daniel foi crime comum, fugiu de perguntas, foi grosseiro com vários entrevistadores (sobretudo com Augusto Nunes e Heródoto Barbeiro), tergiversou e mentiu. Continuou a demonstrar que vivia em um país que não era o Brasil.

Cena 5:
Em uma jogada de mestre, Palocci manobra para antecipar seu depoimento, mas "escolhe" a CAE como palco. A oposição, mais uma vez colabora e poupa-o de explicações sobre os casos de corrupção na prefeitura de Ribeirão Preto e do "Ouro de Cuba". No mesmo dia, Lula, que deveria reafirmar em discurso apoio à Palocci, sobretudo após o fogo-amigo de Dilma, cala-se.
Resultado: Palocci ganha sobrevida e acalma os mercados.

Cena 6:
Dia seguinte ao depoimento de Palocci. Os mercados refletem o bom desempenho do ministro da Fazenda. A bolsa sobe quase 2%, dolar e risco-país caem. Todos esperam a defesa incondicional de Palocci por parte do presidente. Mas Lula... prefere elogiar Dilma (sim, a mais recente algoz de Palocci!!!), em discurso proferido hoje na cerimônia de certificação das dez primeiras empresas credenciadas para a produção de biodiesel com o Selo Combustível Social, realizada no Planalto.

Epílogo (será???)
Amigos da Marvada,
Com sobriedade, me respondam: será que Lula tem ciúme/inveja de Palocci???
Só bebendo para tentar entender...

Comente aqui :