terça-feira, março 25, 2008

Estradas e Polícia Rodoviária

Estava eu almoçando um delicioso miojo quando me lembrei da volta do meu "bunker" à civiliação no domingo.
Bem a associação com meu almoço, vem do fato que a estrada que eu pego me lembra um pacote de miojo. Fina e enrrolada. Pista simples e cheia de curvas, subidas e descidas, as vezes tudo junto. A exceção é tracho reto. Praticamente inexistente.
O asfalto é bom e quase não se ve buracos. No trecho de Ibiuna até Vargem Grande até o acostamento é razoável. Mas tem trânsito local de pessoas e bicicletas. Ocasionalmente um trator com carreta ou um carro parado para bater papo ou quebrado. Para piorar tem comércio de beira de estrada.
Mas chega de abobrinha. Assim que sai de Ibiuna o trânsito parou. Foram 20 Km de congestionamento. Anda e para. Mais para. Alguns educados motoristas avançaram para o acostamento e passaram a trafegar por lá. Um perigo, já que havia, certa vez, testemunhado o atropelamento de um ciclista por um destes apressadinhos. Para piorar estava escurecendo. A temível l'heure bleue quando a visibilidade está ofuscada pelo sol poente.
Ai aconteceu o inesplicável. Um carro da Polícia Rodoviária nos fez ir para o acostamento em fila.
E começou um comboio pelo acostamento, COM A PISTA LIVRE.
Felizmente graças ao bom senso a maioria dos motoristas voltou a pista e seguiu no anda e para.
Já os que seguiram pelo acostamento tiveram que invadir varias vezes a pista pois havia carros parados, quebrados ou pessoas trafegando pelo acostamento.
E tudo isso por nada. Bem a frente em Vargem Grande existem 3 lombadas e não ha espaço no acostamento o que acabou resultando num afunilamento que atrapalhou ainda mais o trânsito.
E cá entre nos. Se estas tres lombadas desnecessárias fossem retiradas, com certeza este congestionamento de 20 Km nunca ocorreria.
Sabem por que existem as tres lombadas? Por que lá existe um comercio de beira de estrada que podia tranquilamente ser feito na pista lateral.
Coisas de Brasil.
E na estrada tem um aviso:
Nunca trafegue pelo acostamento.

Comente aqui :