quarta-feira, agosto 01, 2007

Acharam o culpado O PILOTO

-"O piloto errou..........
-Ele manteve acelerado o motor do avião durante o pouso."

Creio que a maioria de vocês que me leem, nunca tiveram a maravilhosa oportunidade de pilotar um avião.
Pois eu ja tive.
Não uma nem duas vezes, mas mais de umas dezenas de vezes. Monomotores, motoplanadores e planadores.
A manobra que mais se treina é exatamente o pouso.
A primeira coisa que se faz ao assumir a posição na rampa de descida é baixar o trem de pouso (quando for o caso), acionar os flaps e tirar o motor. Sim porque se não tirar o motor o avião não desacelera e não desce.
Na aviação comercial, a rampa de descida é calculada precisamente para que o avião chegue à cabeceia da pista em voo planado na velocidade de pouso. Os ajustes finos são feitas com o freio aerodinâmico(spoiler).
Depois que o avião toca o solo, o avião moderno aciona os freios e o piloto aciona o reverso. Se necessário o piloto pode acionar os freios alem do sistema automático.
Se o motor estava acionado, foi acionado em potência máxima depois do pouso por algum motivo. ???????

Para mim o piloto não conseguiu segurar a aeronave. Acho que tentou no último instante arremeter e não tinha velocidade suficiente.

Agora eu pergunto.
Como pode uma pista de 1900 m, ser menos segura que uma de 1500?
Sim, porque a pista auxiliar de Congonhas tem 1500 m e funciona perfeitamente e de forma segura.
Alem disso, muitas pistas no Brasil tem 1500 m ou até menos, e estes mesmos aviões pousam e decolam milhares de vezes em segurança.
A pista de Congonhas tem 400 m a mais que o mínimo necessário para operação.
Isso é claro se a pista estivesse em condições de operar.

Para mim, Congonhas não é um aeroporto perigoso, muito pelo contrário.
O que é perigoso é a atual desorganização em todos os níveis gerenciais no país onde se guindou para cargos de responsabilidades, pessoas absolutamente incompetentes e ignorantes como o FDP Ignorante no Alvorada.
É o nepotismo partidário levado ao extremo e deixando o país num caos total.

Meus sentimentos à família do piloto que virou bode espiatório, dos outros tripulantes e dos passageiros literalmente assassinados pela ganância monetária de militantes incopetentes que acham que podem gerenciar com a cultura do "eu acho que".
Certamente nos seremos as próximas vítimas deste modelo de caos geral.

Será que o caos atual não é de caso pensado?

Comente aqui :