terça-feira, julho 11, 2006

A saúde no Brasil governado por um dejeto humano.

Surge uma misteriosa doença no Maranhão. O Ministério da Saúde convoca especialistas de São Paulo para investigar a misteriosa doença que causa súbita morte em habitantes de uma região do Maranhão. Ninguém reconhece a doença até que os especialistas começam a entrevistar os habitantes.(Não me perguntem sobre a burocracia aeroportuária para levar o equipamento necessário. É de chorar).
A anamnese dos pacientes e a história dos casos que evoluíram a óbito faz suspeitar de uma doença que não deveria mais acontecer. Que dá vergonha ela acontecer num país que se diz celeiro do mundo. Num país que se gasta quase um bilhão de reais para convencer a população que tudo está uma maravilha e que algumas centenas de reais a evitaria.
A doença é causada pela fome. A misteriosa doença era tão inesperada que ninguém desconfiou já que rara e impensável nos dias de hoje. O nome preciso dela eu ouvi na faculdade, mas nunca havia visto um caso. Beribéri, sob esse extranho nome se esconde uma deficiência de vitamina B1 que em determinadas condições é letal.
E naquela região juntou a fome com a vontade de comer.
O governo suspendeu a distribuição de cestas básicas a população. A população tem por hábito alimentar, comer arroz bem branquinho e polido (a vitamina está na casca). Em vez de leite eles bebem cachaça (inpirados pelo fuher deles). O resultaos das coincidências foi uma deficiência crônica de vitamina B1 que determinou um surto mortal de Beribéri.
Mas o dejeto humano continua a propagandear que a saúde esta quase na perfeição e que no seu governo todo brasileiro faz 3 refeições diárias. (pelo jeito esses maranhenses não são brasileiros).
Por que a rede Globo não noticiou isso?

Comente aqui :