quinta-feira, maio 25, 2006

IMPOSTOS

De janeiro até 25 de maio
Ufa até que enfim hoje os brasileiros terminaram de pagar os impostos.
É isso ai. De janeiro até hoje nós SÓ trabalhamos para pagar impostos.
Bem, não é bem assim. IPI e ICMS todos que consomem pagam embora esse imposto pode ser sonegado pelo comerciante. As outras taxas e impostos (cerca de 60) estão embutidas nos preços do que consumimos ou dos serviços.
Já o IR, foram 20.000.000 de declarações. Se somos 180.000.000 de brasileiros isso quer dizer que 160.000.000 não declararam o IR. (muitos são crianças e não tem porque declarar).
Mas dos 20 milhões que declararam uma parcela importante é isenta. Ou seja declara mas não paga. Posso então afirmar que menos de 10% da população paga IR, mas sustenta os outros 90%. Já dá para perceber que algo está errado não? Mas vamos continuar.
Estes impostos que acabamos de "pagar" são para saúde, ensino, moradia e segurança da população, infra-estrutura na união, estados e municípios e finalmente sustento da máquina do estado.
A partir de maio
Que maravilha não? A partir de hoje tudo que você trabalhar é para viver?
Deveria sim. Mas...............você fica doente e vai ao SUS. Hahaha, você morre na fila. Tem que fazzer seguro saúde. Filhos na escola? Só se for particular. O ensino público que ha 50 anos era de primeira hoje está um lixo.
Casa própria. Hummmmmmmm, você pode financiar. Usara o seu ( o nosso) dinheiro que está na poupança e recebe 3% de juros ao ano. Só que o seu financiamento não sai por menos de 12% de juros ao ano mais uma série de taxas e indexadores embutidos. Cuidado, é fria. Você depois de alguns anos alem de inadimplentes vão ter seu imóvel confiscado.
Segurança. Será que preciso discorrer sobre isso depois do vexame que TODAS as polícias passaram em meados de maio? Vai ter que comprar câmaras, contratar vigilância particular, alarmes e etc.
Infra-estrutura, é outra grande piada. Se tem carro ele normalmente vive quebrado ou desalinhado pelo impacto com as crateras nas estradas e ruas. Isso quando não causa um acidente e temos perdas de vida. Mas no combustível se paga uma taxa exclusivamente para manutençã o das estradas e ruas.
Resumo da ópera. Se calcula que nos próximos 112 dias vamos trabalhar para pagar por serviços, seguros e etc., que o estado devia nos prover com tudo que ja pagamos de impostos até hoje.
O que sobra?
Bem fazendo as contas, os últimos 100 dias do ano, vamos trabalhar para comer, vestir, consumir e poupar. (Se você poupar, não deixe o governo saber pois ele pode te tomar sua poupança.) Em média cada brasileiro pagador de IR sustenta 9 outros brasileiro que não ganham nada ou sonegam tudo. Todo brasileiro que compra alguma coisa paga algum tipo de imposto embutido (de 30 a 50% do valor pago) e que nem sempre é repassado para o estado (sonegação fiscal) e que raramente retorna ao pagador (nós) como benefícios ou serviços. Quem ganha alguma coisa com isso são milhões de brasileiros que não trabalham por que não tem emprego, ou não trabalham por algum motivo e recebem uma infinidade de modalidades de bolsa- esmola que representam no máximo menos de 1% dos impostos arrecadados.
Os outros 99% sustentam um estado mamute e paga empréstimos a juros escorchantes.

Comente aqui :