quarta-feira, junho 04, 2008

A Amazônia e os biocombustíveis.

Está na moda e na mídia.
O Brasil quer produzir biocombustíveis em detrimento de alimentos.
-E dai?
-Qual é a obrigação do Brasil ou de qualquer outro país, de produzir alimentos para o resto do mundo?
-Onde está determinado isto?
É óbvio entretanto, que a política agropecuária deve garantir um bem estar geral à população do Brasil.
Cada país é autônomo para gerir seus recursos naturais e determinar o que é mais vantajoso fazer com os mesmos. E é assim que o mundo vem andando até hoje.
Eu posso ou não, concordar com a política de produção agrícola do meu país, e tenho todo o direito de expressar minha concordância ou discordância das metas.
Se eu tiver uma propriedade rural, posso fazer como o governo acha certo ou fazer diferente.
Na realidade cada um se vira como pode.
Existe sempre a possibilidade de acordos entre nações, que devem ser firmados sempre que os resultados sejam vantajosos para todos e assinados de livre vontade.
O resto é bobagem.
Mas voltando a vaca fria.
Vamos deixar de ser hipócritas.
E nisso o FdPInA é mestre.
Sai pelo mundo dizendo que somos a oitava maravilha, que nunca antes na história da humanidade houve um governo tão competente, que ele é o único capaz de salvar a humanidade..........
Aquilo, (o FdPInA), deve ser motivo de gozação geral depois dos seus vómitos verborrágicos que faz.
Aquilo, (o FdPInA), disse que: "os canaviais estão a 2000 Km da floresta Amazônica"
Certo, estão mesmo e vão continuar longe. Mas a razão é que é caro demais produzir álcool lá.
Por isso está se desmatando a Amazônia para criar gado e plantar soja. Isso porque estes dois setores estão sendo substituídos pelos canaviais em regiões antes com predominância pecuária.
E para corroborar o que escrevo, é só acessar os dados de desmatamento na Amazônia nestes últimos doze meses.
Ai vem um outro ministro FdPI dizer que quem desmata são madeireiras.
-Mas é claro que são madeireiras. Implantar agronegócio na Amazônia é caro e duro seu hipócrita. É com o dinheiro desta madeira que se implanta o agronegócio.
E não adianta tapar o sol com peneira.
O Brasil só é um dos maiores produtores de comódites agrícolas, porque devastou a Mata Atlântica e os cerrados. E para produzir álcool em quantidade suficiente para alimentar o mundo, vai ter que devastar a Amazônia sim. E já começou.
Longe de mim concordar com isso, mas é a realidade como eu a vejo.
No meu sítio eu planto árvores. Frutíferas, eucalipto para lenha para uso próprio, e planejo plantar oliveiras. Isso nas áreas ja devastadas. tenho tambem uma horta para consumo próprio.
Nas áreas de mata virgem está terminantemente proibido qualquer tipo de extração.
A caça está tambem proibida, e a pesca, só esportiva. Pesca e solta. Eventualmente para consumo próprio de espécimes ja bem adultos.

Comente aqui :