sábado, julho 21, 2007

Como se cria um acidente?

Se pensarmos friamente, um acidente ocorre por:
1- Falha de equipamento(s).
2- Falha humana.
3- Problema no meio ambiente.
Em aeronáutica o item 3 é imprevisível. Mudança de temperatura, de intensidade e direção do vento, chuva, granizo, neve e até aves voando, podem por em risco um voo.
Devem se considerados fatores complicadores na maioria dos eventos embora possam ser o fator causador primário do acidente.
O item 2 é sensível. A falha humana é sempre usada como desculpa para muitos acidentes principalmente quando o piloto morre em consequência do acidente. Ele não pode se defender.
Mas a falha humana pode não estar dentro do avião. No caso do acidente da GOL no ano passado, houve ume referência ao fato de os pilotos do Legacy não responderem ao rádio quando chamados pela torre do Cindata.
Falha do piloto?
Provavelmente sim.
Eventualmente do equipamento de rádio.
Mas não esplica porque o controlador de tráfego aéreo não avisou o piloto do GOL que tinha um avião com problemas de instrumentação indo direto ao encontro deles. Será que o rádio do GOL tambem estava inoperante?
Certamente falha do controlador. Inesperiência? Isto é muito perigoso.
Outros fatores que levam a falhas humanas estão no uso e abuso de drogas por parte dos pilotos, cansaço, e até crises médicas durante o voo.
Os aviões mais modernos são inteligentes e seus computadores não permitem que o piloto cometa erros crassos de pilotagem. O sistema detecta a manobra e bloqueia qualquer manobra que o software considere como inapropriada.
Finalmente restam os fatores equipamentos.
Ai a coisa pega no Brasil, e pega feio.
Hoje ouvi a notícia de que um avião apresentara um defeito e ele foi recolhido para manutenção preventiva.
Absurdo.
Ele foi recolhido para manutenção corretiva. O defeito já ocorreu. A desinformação começa nos "press release".
Sendo crítica a condição de um avião em voo, para que um voo seja bem sucedido, os aviões possuem circuitos redundantes em suas funções críticas. Assim eles continuam a voar em segurança mesmo com falhas em setores críticos. É a chamada margem de segurança.
Antes de decolar e pousar os pilotos fazem uma varredura completa nos sistemas e qualquer falha é reportada em relatórios.
Outros equipamentos são aqueles dos aeroportos.
Pistas, radares, ILS, rádios, iluminação e sinalizadores etc. etc. etc.
Bem, nossos aeroportos tem problemas crônicos com os equipamentos dos aeroportos.
A eletrônica ou é obsoleta ou velha e defeituosa. No dia do acidente o ILS apresentou defeito.
Radares vira e mexe estão inoperantes.
Radios são fracos e podem ser encobertos por pequenos transmissores de rádios comunitária clandestinas.
Ai vamos a pista. Este é um equipamento fixo, próximo e muda de condições muito lentamente.
Como todo equipamento, requer manutenção preventiva e ocasionalmente corretiva.
Ai o governo nada faz.
Exige, acertadamente, que as companhias de aviação sigam rigorosamente as tabelas de manutenção dos aviões, mas despresa absolutamente suas obrigações com relação a menutenção prevetiva e corretiva de seus equipamentos.
De todos os equipamentos, a pista é o único equipamento que não pode apresentar defeito.
Tem que ser perfeita. E isto não é um favor que os órgãos aeroportuários nos concedem. É uma obrigação. Nos pagamos por isso. As empresas tambem.
E porque a pista tem que ser perfeita?
Por que se houver alguma desconformidade ( que é previsível) com a pista, ela potencialisa qualquer acidente por falhas que podem ocorrer com todos os outros fatores e que são imprevisíveis. Um piloto cansado, chuva, vento crusado ou tesoura de vento, um defeito no avião que pode ser preesistente ou aparecer durante o voo etc.
No caso deste acidente em particular, a pista não foi o único problema que causou o acidente, mas foi fator primordial na somatória de eventos que culminaram com um grave acidente. Somaram-se a ele o fato de o avião estar pesado, a chuva, um reverso inativo, e aparentemente um ILS defeituoso
Se a situação estava negra, vai ficar ainda pior.
Diz o Ignorante no Alvorada que vai construir um novo aeroporto.
Está bom. Um aeroporto precisa, tendo-se dinheiro, de 5 a 8 anos para ser concluido.
E até lá?
Tranca-se a porta depois de arrombada. = Má gestão.
E o povo vai morrendo de baciada.

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